sábado, 25 de maio de 2013

Fazendo uma reflexão... (Escrito em agosto de 2009)

Quando iniciei meu trabalho como Professor fui muito criticado, mesmo antes de saberem se eu tinha competência ou não para a função, eu era inexperiente e nunca tinha feito aquilo antes. Muitas vezes debati com um amigo meu que acreditava que aquele lugar era para pessoas experientes e formadas e que política não poderia se envolver com isso. Na verdade ele estava defendendo uma opção política, pois eu estava entrando justamente no lugar de companheiros políticos dele, falo isso porque antes de mim, muitos entraram nesta função por apadrinhamento político. Hoje eu acredito que tenha mostrado minhas qualidade (e também meus defeitos) nesta função, conquistado um espaço. Mas sei também que existe prazo de validade para tudo e minha vez tinha que chegar e talvez minha volta também. Mas escrevo aqui para relatar a seguinte experiência: outro dia, após deixar de exercer a função na Escola uma colega me disse que achava errado que pessoas inexperientes assumissem a nossa vaga, na hora me veio a mente o que eu tinha passado no início (1999). Ela disse que os pais não iriam aceitar ou que não deveriam aceitar, pois isso seria prejudicial aos alunos. Preferi me calar, mas pensei: existem muitas outras coisas na escola (em todas as escolas) que são prejudiciais aos alunos e que deveriam ser "consertadas" primeiro. Penso hoje como pensava a dez anos atrás, se não dermos chance aos novos professores, como eles vão adquirir experiência? Como vamos saber se são bons ou ruins professores? É preciso que tenhamos paciência e saibamos cobrar deles aquilo que eles podem dar. Aqueles que não demonstrarem qualidade para exercer essa função de extrema responsabilidade vão ficando para trás, assim como ficaram para trás muitos que iniciaram comigo em 1999. A vida é uma constante aprendizagem e aqueles que se furtarem disso estarão se furtando de seu desenvolvimento e de seu sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário