segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

OS DEBATES ESTÃO FICANDO CHATOS


Vivemos em um mundo em que todos podem se expressar (acho que já disse isso), isso é bom, pois o debate gera aprendizagem, ou deveria gerar. As pessoas até involuntariamente leem mais, se informam mais.

Contudo, isto não é garantia de conhecimento, pois nem tudo que lemos nas redes sociais condiz com a verdade dos fatos. É preciso, antes de expressar uma opinião, antes de julgar alguém, estar ciente de que está falando algo que condiz com a realidade.

O contexto histórico de uma informação também ajuda a compreender o que acontece hoje. Não dá para falar das manchetes dos jornais de hoje sem fazer uma relação com as manchetes de ontem, sob o risco de cometer um anacronismo (ou algo parecido) e fugir completamente da racionalidade na hora de opinar.

Respeitar a opinião do outro, não quer dizer concordar, apenas que você atingiu a maturidade necessária para compreender que as pessoas pensam diferente de você e tem este direito.

Os debates estão ficando chatos porque ao expressar uma opinião, as pessoas, não todas, já te colocam do Lado A ou do Lado B. Não é uma questão de lado, é uma questão de opinião e de fatos.

Imaginar como vamos estar daqui a um ano ou mais é utópico. Pode ser ou não pode ser, simples assim. Como tirar juízo de valor sobre isso? É o mesmo que reprovar um aluno no mês de janeiro. Temos o direito de pensar como quisermos, mas não podemos impor nossa maneira de ver ou nossa imaginação do futuro como uma verdade incontestável. Afinal, não somos Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário