quinta-feira, 10 de julho de 2014

VITÓRIA E DERROTA



Não queremos perder, nem deveríamos perder: saúde, pessoas, posição, dignidade ou confiança. Mas perder e ganhar faz parte do nosso processo de humanização. (Lya Luft)

Quando perdemos, somos derrotados, é muito da natureza humana sair procurando culpados, da mesma forma, quando ganhamos saímos procurando heróis. Vamos do inferno ao paraíso (ou vice-versa) em questão de segundos. Somos seres passionais do tipo que “ou você está do meu lado ou contra mim”, então, nossos julgamentos são discutíveis sempre, porque a paixão é discutível sempre.
Nem sempre quem perde é derrotado, pois derrotado é aquele que não aprende com uma derrota. A vitória consiste em levantar a cabeça e dar a volta por cima. Procurar uma nova oportunidade de vencer. E estas oportunidades nos são dadas sempre, somente devemos nos preparar para elas.
No esporte, por mais que seja dolorida a derrota devemos nos lembrar sempre que é apenas esporte, não é uma vida que se esvai, é uma emoção grande que passa, simples assim, passa.
Nosso foco deve ser no dia a dia, em nossa família, em nosso trabalho, em nossos compromissos. E não transformar tudo em uma enorme tempestade. Atacar a honra e dignidade das pessoas por razões tão fúteis não vão ajudar a fazer com que aquilo em que acreditamos melhore.
Enfim, devemos ter sempre em mente que o que nós pensamos não é, necessariamente, o mesmo que os outros pensam. Temos perspectivas diferentes sobre o mesmo tema, então, por mais que possamos não concordar, devemos ao menos respeitar.

vi.tó.ria
sf (lat victoria) 1 Ação ou efeito de vencer o inimigo em batalha; triunfo. 2 Esp Vantagem definitiva que, numa competição, uma pessoa ou equipe alcança sobre outra pessoa ou equipe. 3 Bom resultado de um negócio ou empresa. 4 Resultado feliz, obtido a preço de certos esforços. 5 Moeda inglesa. 6 Espécie de carruagem de quatro rodas e descoberta. interj Exclamação de triunfo. V. de Pirro: vitória em que o vencedor sai prejudicado. Cantar vitória: gabar-se de ter conseguido o que desejava; gloriar-se de um feito.
der.ro.ta
sf 1 Ação ou efeito de derrotar. 2 Desbarato, destroço de um exército. 3 Grande revés. 4 Grande estrago. 5 Desastre, insucesso, perda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário