domingo, 24 de outubro de 2010

Uma rodada de negócios

Há muito tempo que o futebol deixou de ser só futebol, pelo menos para as pessoas ligadas diretamente ao futebol. A cada rodada muitos milhões são movimentados, milhares de pessoas estão trabalhando para levar até o cidadão tudo o que os clubes e a TV querem vender. O futebol ficou profissional, as transmissões estão mais atraentes para prenderem a atenção do telespectador e vender anunciantes (produtos).
O futebol brasileiro é um mercado único do futebol global, pelos milhões de adeptos espalhados pelo país e pela paixão que o desporto mais popular do planeta desperta nos brasileiros. Nos últimos anos, segundo análise da empresa Crowe Horwath RCS os clubes brasileiros aumentaram consideravelmente a participação do adepto nas suas receitas e a perspectiva para os próximos seis anos é extremamente positiva. A participação mais activa das receitas geradas directamente com o adepto de futebol, ajuda os clubes a terem novos recursos para investir em equipas mais competitivas. Isso acaba por resultar numa satisfação dobrada para os apaixonados adeptos, que recebem um tratamento de cliente preferencial e também por verem as suas equipas cada vez mais competitivas.
Segundo análise da área Esporte Total da Crowe Horwath RCS, o mercado brasileiro de clubes de futebol, movimentou pouco mais de R$ 800 milhões (323 M€) em 2003, superando R$ 1,7 bilhão (687 M€) em 2008. E a perspectiva até a Mundial no Brasil é extremamente positiva, podendo superar R$ 3 bilhões (1.312 M€) no final de 2014. A projecção foi fundamentada nos dados financeiros dos últimos seis anos e na construção de cenários futuros para o período de 2009 a 2014.

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