quarta-feira, 7 de março de 2018

MUITO CUIDADO COM O QUE DIZEMOS A NOSSOS FILHOS

As crianças, mesmo ainda muito novas, já compreendem o que falamos, já percebem e assimilam o que vivem em seu dia a dia. Cuidado papai e mamãe com o que falam para seus filhos, ou, mesmo com o que falam próximos aos seus filhos, pois eles podem interpretar e absorver claramente tudo o que ouvirem. Abaixo, reproduzo um pequeno texto, clareando um pouco mais sobre o tema, nas palavras de uma mãe falando de seu filho:
"(...) Fiquei surpresa. Logo ele, tão brincalhão, alegre, grudadinho na gente.
Respondi devolvendo a pergunta: “Por que você acha isso, meu amor?”.
“Agora sou pré-adolescente. Não posso mais brincar."
Ainda mais surpresa, quis saber de onde tinha saído aquela conclusão.
“Você disse isso outro dia, mamãe”, foi a resposta dele.
Pois é. Não demorou cinco segundos para eu me lembrar de que havia feito, sim, aquele comentário para alguém da minha família pelo telefone, ao falar da atitude mais questionadora recente dele.
E agora? Como iria desdizer o que havia, de fato, dito?
Acredito que conversar com as crianças sobre tudo o que for possível —com o cuidado de usar uma linguagem compatível com o repertório deles— os beneficia. Já escrevi sobre isso aqui e aqui.
A capacidade de compreensão deles vai muito além da nossa capacidade de compreender isso." 
No interessante, “A vida Secreta da Mente”, Mariano Sigman diz que, antes mesmo de falar, as crianças já têm noções morais. No livro, o neurocientista descreve um experimento em que bebês de nove meses a um ano demonstram antipatia —e até sentimento de vingança— por uma marionete que atrapalha os esforços de outra para pegar um brinquedo.
Se eles fazem conjecturas desde tão pequenos, por que não lhes oferecer sinceridade e informação? 
A nova situação não muda nossa convicção, mas a pintou com outro matiz. Atentemos, mais uma vez, para a importância do ajuste fino nessa bela arte que é a criação dos filhos.
Sim, eles estão crescendo e mudando. É fato. O que falamos reflete nossa percepção sobre isso. Mas, se soubéssemos de antemão que um comentário descuidado na sua frente seria interpretado como o fim, teríamos mudado de tom ou até nos calado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário