quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

REFLEXÕES!

Li em algum lugar o seguinte “a verdade é um grande espelho que caiu do céu e se espatifou em milhões de pedaços, cada um na terra pegou o céu e acha que toda verdade está contida no seu pedacinho”. Cada um de nós tem a sua verdade, as suas crenças. Falar a verdade é uma obrigação também, mas a sua verdade, o seu entendimento, pode não ser o meu. Então dizer que alguém só fala a verdade é o mesmo que dizer que esta ou aquela pessoa tem sempre razão.

O problema é que nós brasileiros diante do caos social e ético, queremos empurrar a educação de nossos filhos para o estado. A “moral e os bons costumes”, como foi escrito, não foi destruída pelo governo, mas pelas próprias famílias. Quantas famílias você conhece que tem filhos bem-educados, bem-criados. Quem fez isso? Foi o estado, os militares ou a própria família? Então, quem é responsável por isso?

Falar o que a massa, cansada, que ouvir é fácil, isso é coisa de político populista, mais de esquerda que de direita, difícil é apresentar propostas concretas que de fato ajudem a combater o crime no país. Mas tenho que lembrar aqui que diminuição da criminalidade está atrelada não a mais investimentos em segurança pública somente, mas em educação, principalmente.

A valorização do magistério, com salários mais dignos, que propiciem ao mestre a dedicação exclusiva dará de imediato retorno de qualidade, mas não é só por isso que defendo uma remuneração digna e também, não é só pensando nos atuais professores, muitos em fim de carreira. Penso neles também, pois têm uma vida dedicada a esta causa, contudo, salários mais atraentes vão atrair para a sala de aula os melhores, os jovens que hoje torcem o nariz para a profissão de professor, vão repensar vendo que o magistério público lhes oferece uma opção de carreira, reconhecimento e remuneração condizente com sua importância. Nessa semana em que falamos da independência nacional, reafirmamos a ideia de que  Pensar a Educação é uma ótima forma de Pensar o Brasil! Tanto quanto a política e a economia, suas histórias e suas atualidades, a educação, em sua história e por meio das grandes questões atuais que sintetiza, nos revelam um país fragmentado e tão desigual quanto diverso. Ao mesmo tempo, a educação, como outras dimensões da vida nacional, nos mostra um país em que as pessoas, muitas pessoas, lutam por direitos, por valorização, pela recuperação do Estado de Direito e da Democracia.  

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