sábado, 18 de outubro de 2014

IGNORANTES OU IDIOTAS



Antes de tratar deste tema é melhor esclarecer o significado de cada uma das palavras do título deste texto.
1.Diz-se de, ou pessoa que ignora, que não tem conhecimento de determinada coisa.
2.Diz-se de, ou pessoa que não tem instrução, que não sabe nada:
3.P. ext. Bras. pop. Falto de educação, ou aquele que não a tem; estúpido, grosseiro.
Pessoa ignorante, burra. Sem cultura e sem noção de nada!
-O seu idiota, sai daí! Esse estacionamento é exclusivo para deficientes!

Estas definições foram retiradas de http://www.dicionarioinformal.com.br, achei bem claras e objetivas estas definições para o que quero explicitar.
É que as vezes nos confundimos com as pessoas. Nos confundimos com os ignorantes e os idiotas. E encontramos tanto dos dois tipos por aí que cabe aqui algum esclarecimento sobre como defini-los melhor.
Com os ignorantes temos que ter alguma paciência, porque em algumas ocasiões poderemos ser nós mesmos os ignorantes da vez. Já com os idiotas, pelo menos para mim, não cabe muita paciência. Prefiro evitá-los, pois aos olhos dos outros vamos parecer exibidos ou coisa pior. Mas o que interessa é que há algumas pessoas que de vinte palavras que falam trinta são idiotices. Pessoas que julgam a todos e se acham acima da lei, acima do bem e do mal. Pelo menos para mim, estes são os maiores idiotas.
Para falar sobre qualquer assunto, sob o risco de ser idiota, você deve conhecer minimamente o tema. Por exemplo, uma pessoa para falar de plantas medicinais, deve conhecer as mesmas, sejam raízes, folhas ou qualquer outra. Não precisa “ser estudado” para isso, basta conhecer a cultura popular. Da mesma forma, para falar sobre o Windows você deve conhecer minimamente sobre sistemas operacionais, ou para falar de educação, você deve conhecer minimamente os seus referenciais teóricos, etc.
Então, para concluir, vamos deixar de idiotices, de sair afirmando por aí coisas das quais nós não temos conhecimento, fatos da vida dos outros que apenas “ouvimos falar”. Se você tiver que optar em ser ignorante ou ser idiota, seja ignorante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário