quarta-feira, 1 de junho de 2011

Três perguntas para o Professor Márcio Pires da Silva:

1- DL: O que uma pessoa precisa para ser professor?
MPS:Bom, penso que o primeiro requisito é gostar do que vai fazer. Para mim, um dos grandes problemas da educação, de modo geral, é o número grande de educadores nas escolas que não tem a mínima aptidão para a função. Depois, ter compromisso com o que faz, é claro que a remuneração está muito aquém do justo, mas isto não pode ser desculpa para a falta de comprometimento com o que se faz e, se tratando de educação, é ainda mais importante.

2 – DL: Há uma luz no fim do túnel?
MPS:Acredito que sim. A educação hoje está na moda e espero que não seja passageira. A imprensa nacional mostra-se preocupada com a qualidade da educação, esperamos que os governos, diante de tanta repercussão, também deem a prioridade que o tema requer.

3 – Qual seria a definição de uma Escola de qualidade?
MPS:Quando estudei não tínhamos professores qualificados, materiais didáticos adequados e nem estrutura física adequada, hoje na mesma escola onde estudei toda vida a realidade é outra. Mas somente isso não é garantia de sucesso. Uma escola de qualidade é aquela que entrega seus alunos para a sociedade capazes de seguir sozinho o curso da vida, serem independentes e conscientes de seu papel na sociedade. Por que isso não acontece na maioria dos casos? A maior parcela de culpa está dentro da escola, mas também temos responsabilidades a dividir com pais e governos que são omissos dentro de seus papéis. Jogam a responsabilidade toda para o professor e ficam da janela atirando pedras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário