terça-feira, 22 de janeiro de 2019

SOBRE SENTIR SAUDADE

ANTES DE ESCREVER SOBRE SAUDADE, É MELHOR ESCLARECER QUE SAUDADE NÃO É O MESMO QUE SER SAUDOSISTA. 

Saudosismo

O que é Saudosismo: (https://www.significados.com.br/saudosismo/)

Saudosismo é a admiração excessiva por aspectos do passado, desde comportamentos, hábitos, princípios e outros ideais obsoletos e ultrapassados.
O indivíduo que age com saudosismo é considerado um saudosista.
Muitas pessoas consideram o saudosismo um sinônimo de nostalgia. No entanto, há quem considere este último uma condição marcada pela melancolia e tristeza, devido a saudade de um tempo que já passou.
Já o saudosismo não possui um teor tão negativo, mesmo também sendo marcado por momentos melancólicos.

Saudade 

(https://www.dicionarioinformal.com.br/diferenca-entre/saudosismo/saudade/)

Do lat. solidate,soledade, solidão. atr. do arc. soydade, suydade com influência de saúde. sf.(a) 
1. Lembrança nostálgica e, ao mesmo tempo, suave, de pessoas ou coisas distantes ou extintas, acompanhado do desejo de tornar a vê-las ou possuí-las; nostalgia.
2. Pesar da ausência de alguém que nos é querido. 
3. Desiguinação comum a diversa plantas da família das dipsacáceas, principalmente da espécie Scabiosa marítima, e ás suas flores; escabiosa. 
4. Planta da família das asclepiadáceas (Asclépias umbellata). 
5. Bras. assobiador. 
6. Bras.Cantiga da terra, entoada pelos marujos no alto mar.
7. No Brasil, transforma-se o hiato desta palavra em ditongo: "sau-dade".

NÃO SEI COMO QUEM ESTÁ LENDO VAI INTERPRETAR, MAS EU VEJO COMO DUAS COISAS DISTINTAS. SER SAUDOSISTA (SOFRIMENTO) É TER VONTADE DE VOLTAR AO PASSADO OU AQUELE TEMPO, OU AINDA REENCONTRAR AQUELA PESSOA, REVIVER AQUILO, NÃO SE DESLIGA DO ANTEM. SENTIR SAUDADE (FELICIDADE) É SER FELIZ DUAS VEZES, POIS NÃO ACREDITO QUE ALGUÉM SINTA SAUDADE DE ALGO RUIM, SÓ SENTIMOS SAUDADE DE MOMENTOS BONS, FELIZES, QUE NOS FIZERAM BEM. SENTE SAUDADE QUEM VIVEU BONS MOMENTOS NA VIDA E SORRI SOZINHO, AS VEZES, QUANDO SE RECORDA. MAS NÃO QUER VOLTAR AO PASSADO, CONTINUA VIVENDO O HOJE. QUEM NÃO TEM SAUDADE DE NADA SIMPLESMENTE NÃO VIVEU, APENAS EXISTIU. NÃO POSSUI BOAS LEMBRANÇAS, BONS MOMENTOS, DAQUELES QUE TE FAZEM SUSPIRAR E TOCAR A VIDA PARA FRENTE. A SAUDADE, PORTANTO, É O MELHOR SENTIMENTO QUE EXISTE, SINÔNIMO DE AMOR, DE FELICIDADE, PORTANTO, CONSTRUA NO SEU DIA A DIA MOMENTOS QUE TE FAÇA, SENTIR SAUDADES, POIS SÃO ESTES MOMENTOS QUE FAZEM A VIDA VALER A PENA.

2 comentários: