quinta-feira, 28 de junho de 2018

É PRECISO APRENDER SEMPRE, POIS ENSINAR É UM DESAFIO

"Às vezes precisamos usar métodos diferentes para alcançar certos resultados.Veja o 
exemplo abaixo e perceba a sabedoria empregada por um simples zelador.

Marcas de batom no banheiro...

Numa escola pública estava ocorrendo uma situação inusitada: Uma turma de meninas de 12 anos, que usavam batom todos os dias, beijavam o espelho para remover o excesso de batom. O diretor andava bastante aborrecido, porque o zelador tinha um trabalho enorme para limpar o espelho ao final do dia. Mas, como sempre, na tarde seguinte, lá estavam as mesmas marcas de batom...

Um dia, o diretor juntou o bando de meninas no banheiro, explicou pacientemente que era muito complicado limpar o espelho com todas aquelas marcas que elas faziam. Fez uma palestra de uma hora. No dia seguinte as marcas de batom no banheiro reapareceram.

No outro dia o diretor juntou o bando de meninas e o Zelador no banheiro, e pediu ao 
zelador para demonstrar a dificuldade do trabalho. O zelador imediatamente pegou um pano, molhou no vaso sanitário e passou no espelho.

Nunca mais apareceram marcas no espelho!"

Há professores e há educadores...

Nós, como regra, costumamos generalizar. Por exemplo, se a primeira laranja do pomar é azeda, dizemos que as laranjas daquela pomar são todas azedas. Não é assim que funciona na vida real. As pessoas não são como queremos que elas sejam, por isso, mesmo tendo pontos de vista diferentes, não significa dizer que A está certo e que B está errado. Uma coisa errada não significa que tudo está errado. Se queimar o feijão, o almoço não estará perdido, porque não comemos somente feijão. Aprender com os erros não é suficiente, pois mesmo o que está certo hoje, pode não estar certo amanhã, pois a dinâmica da vida é maior que isso. Devemos aprender todos os dias, mesmo com o acerto, pois a cada dia podemos fazer melhor. Mesmo assim, isso não nos impedirá de cometer erros, de, as vezes, sermos mal educados com alguém, de nos esquecermos de algo importante, mas com certeza, nos fará melhores que ontem, para mim isso já é o bastante. Sorria, afinal, hoje é a melhor quinta-feira (28/06/2018) de nossas vidas.

A FÁBULA DE UM GERENTE


Esta é a fábula de um alto Gerente de um grande Empresa. Estressado com o desenvolvimento e excesso de trabalho, entrou em colapso nervoso e foi ao médico. Relatou ao psiquiatra o seu caso. O médico, experiente, logo diagnosticou ansiedade, tensão e insegurança. Disse ao paciente:

"O Sr. precisa se afastar por duas semanas da sua atividade profissional. O conveniente é que vá para o interior, se isole do dia-a-dia e busque algumas atividades que o relaxem."

Munido de vários livros, CD's, mas sem o celular, partiu para a fazenda de um amigo. Passados os dois primeiros dias, já havia lido dois livros e ouvido quase todos os CDs. Continuava inquieto. Pensou então que alguma atividade física seria um bom antídoto para a ansiedade que ainda o dominava. Chamou o administrador da fazenda e pediu para fazer algo. 

O administrador ficou pensativo e viu uma montanha de esterco que havia acabado de chegar. Disse ao nosso Gerente:

"O Sr pode ir espalhando aquele esterco em toda aquela área que será preparada para o cultivo." Pensou consigo: "Ele deverá gastar uma semana com essa tarefa". Grande engano. 

No dia seguinte o nosso executivo já tinha distribuído o esterco por toda a área. Pediu logo uma nova tarefa. O administrador então lhe disse:

"Estamos iniciando a colheita de laranjas. O Sr vá ao laranjal levando três cestos para distribuir as laranjas por tamanho. Pequenas, médias e grandes. No fim daquele primeiro dia o nosso executivo não retornou. Preocupado, o administrador se dirigiu ao laranjal. A cena que viu foi a seguinte: estava nosso executivo com uma laranja na mão, os cestos totalmente vazios, falando consigo mesmo: Esta é grande. Não, é média. Ou será pequena??? Esta é pequena. Não, é grande. Ou será média??? Esta é grande. Não, é pequena. Ou será média??? 

Moral da estória: Espalhar merda é fácil. O difícil é tomar decisões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário