terça-feira, 20 de maio de 2014

O PERIGO NÃO ACABOU E TALVEZ NUNCA ACABARÁ

Fui surpreendido hoje com uma notícia que me deixou muito triste e preocupado. Um escorpião foi encontrado em um local onde não esperávamos. Não. Não foi aqui em casa. Mas ficam em suspense a segurança de muitos que amamos. Filhos, netos, sobrinhos. Enfim, é alarmante ainda o fato de que é um local dos mais bem cuidados que conheço. Então, minha preocupação dobra porque não estou vendo mais, depois do início, a continuação da campanha de combate e prevenção a este mal. Não estou dizendo que nada está sendo feito, mas apenas que depois do início, não vejo reflexos desta política. Não me preocupo somente com os meus, mas com toda a população desta cidade que corre os mesmos riscos, talvez alguns até riscos maiores. Não gostaria de sentir ou chorar a morte de nenhuma criança em nossa cidade. Já disse e repito: porque não fazemos uma campanha nos moldes daquela que "caça" o mosquito da dengue? Iria resolver o problema de forma definitiva? Claro que não, mas já contribuiria muito para que o risco ficasse menor. Bom, nos resta rezar, torcer e trabalhar para que nada de mal aconteça para ninguém.

Um comentário:

  1. Boa tarde Márcio.
    Muito me alegro ver mais uma postagem sua sobre essa temática. Infelizmente, já que a cidade está com uma epidemia altissima de escorpiões, eles podem ser encontrados nos lugares mais improváveis, justamente pelo fato de ter uma biologia que lhe permite viver em diversos ambientes. Há aproximadamente 2 meses que não tenho conseguido seguir com as capturas, já que estou cobrindo as funções de 2 colegas que estão de férias. Voltarei apenas no inicio do proximo mês.
    Somos apenas duas pessoas nessas capturas, seria ótimo se tivessemos mais pessoas para este trabalho. Concordo com sua ideia sobre uma campanha bem articulada como a campanha de combate à Dengue. Porém, a quantidade de pessoas para trabalhar com a Dengue é favorável e o mosquito é de bem mais fácil combate ou controle. Para a Dengue há substancias quimicas (venenos) específicos para combate do vetor e mesmo assim o veneno só é permitido ser usado quando há suspeita de caso de Dengue. O Ministério da Saúde, por exemplo, fiscaliza bem isso e toda vez que usamos temos que enviar relatório prestando conta do veneno acompanhando documentação medica que justifique a suspeita da Dengue.
    Mas e para os escorpiões? Nada de veneno eficiente e eficaz. O programa desenvolvido pelo Ministério da Saúde e por outros institutos de pesquisas cientificas é exatamente esse que estamos fazendo aqui, mas com um diferencial: maior numero de pessoas para fazer a captura.
    Realizamos ano passado um evento de 3 dias com profissionais especialistas no assunto. Poucas pessoas participaram. Contudo, para a prática estamos com dificuldade já que quase ninguem quer sair capturando um animal que pode matar. Se tivessemos mais pessoas interessadas em ser treinadas, seria ótimo pois poderiamos visitar um numero maior de casas. Enquanto outros não se alertarem do fato de eliminar os entulhos dos quintais, o resultado do trabalho irá demorar mais ainda.
    Não existe milagre e nem resultados imediatos para este problema. É um "trabalho de formiguinha".
    Além disso, com os boatos espalhados sobre o trabalho, muita mentira, as pessoas estão deixando de colaborar com o trabalho. Não comunicam mais o aparecimento dos escorpiões e algumas até evitam as visitas e vistorias. É dificil trabalhar quando outros que antes nada faziam, querem atrapalhar. A Secretaria de Saúde está aberta a sugestões e novas opiniões sobre o trabalho, novas parcerias seriam muito bem vindas. Deixo aqui nosso apelo.
    Mais uma vez, agradeço por sempre contribuir enriquecendo a visão e opinião das pessoas a respeito desse problema. Abraço.

    ResponderExcluir